Escolher Cartão de Crédito

5 de Março de 2008

A primeira e mais importante atitude que você deve tomar é escolher o cartão de acordo com as suas necessidades. Não fique com menos, mas não queira mais do que você precisa.

A escolha envolve muitas considerações: preço da anuidade, serviços oferecidos, juros, data de vencimento da fatura (que você pode escolher entre as oferecidas pela administradora), cláusulas abusivas que os contratos podem conter e outras. Veja o que você deve observar.

  1. Validade do contrato: renovação anual automática.
  2. Encargos (juros): para financiamento ou crédito rotativo, os encargos variam de acordo com o mercado e até com o tipo de cartão. Em qualquer um, o juro de mora é de 1,0% ao mês pró-rata.
  3. Multa por atraso de pagamento: não pode ser maior que 2,0%.
  4. Limite de crédito: varia de 60,0% a 80,0% da renda mínima do cliente nos cartões da Credicard (Diners, MasterCard, Redeshop e Visa); a American Express não informou.
  5. Idade mínima para aquisição: Credicard (todos os cartões), 18 anos; cartões AmEx, 21 anos.
  6. Documentos exigidos: Credicard – comprovantes de residência e de renda; AmEx – basta preencher a proposta de adesão.
  7. Pagamento mínimo: compras nacionais: pagamento de 20,0% no crédito rotativo ou parcelamento em até 12 vezes, dependendo do estabelecimento e do cartão;
  8. Compras internacionais: o total que vem na fatura não pode ser parcelado; tem de ser pago de uma vez.
  9. Saques: você pode fazer retiradas em bancos, mas há limites.
  10. Reposição do cartão: cartões administrados pela Credicard – no Brasil, 15 dias depois da comunicação de perda ou roubo; no exterior, 72 horas depois (dependendo da localidade).

Deixar um comentário: