Golpe: Cartão Bancário Retido em Máquinas de Auto Atendimento
5 de Março de 2008
Como funciona
O golpista implanta na máquina algum mecanismo para prender o cartão. Gentilmente, ao perceber que alguém teve o cartão retido, se aproxima e oferece o celular dizendo que é só ligar para um número 0800 e digitar o número da senha para cancelar o cartão. Ou então, o golpista afirma que está ligando para o auto atendimento do banco e coloca o usuário para falar com um atendente, que na realidade é um parceiro do golpe. ao passar os dados, inclusive a senha, o usuário é informado que receberá outro cartão em 48 horas e que o retido está cancelado. Feito isto, o usuário fica despreocupado e vai embora. O golpista retira o cartão da máquina e, de posse da senha, efetua saques na conta do correntista. Esse golpe acontece geralmente sexta-feira. Mesmo não tendo saldo, a conta é utilizada para aplicar golpes em terceiros. O golpista oferece consórcio de carro, imóveis e outros bens por telefone para outras vitimas e utiliza a conta para receber o depósito. Nesse caso, são enviadas ao comprador notas fiscais falsas, eliminando dúvidas a respeito do negócio.
Outro golpe comumente aplicado, este em agências bancárias, é a troca do cartão, O golpista se oferece para auxiliar no saque ou outra transação qualquer e descobre a senha do cliente. ao término da operação, ele toca o cartão fornecendo um outro para a pessoa, que não se apercebe do fato. Posteriormente, são realizados vários saques na conta.
Precauções:
Nunca peça informações ou ajuda à pessoas estranhas, em caso de dificuldade na transação em caixas eletrônicos. Emergências bancárias, confie apenas em pessoas credenciadas pelo banco e não informe o número da senha para terceiros.
Nunca se afaste da máquina de auto atendimento sem ter a certeza que a operação está encerrada.
Deixar um comentário: