O comércio vem criando os seus próprios cartões. Destinados a clientela mais fiel, eles facilitam a compra e eliminam a burocracia de crédito. O uso de moedas e cédulas está sendo substituído cada vez mais pelos cartões de plástico.
Instituições financeiras, bancos e lojas oferecem a seus clientes cartões que podem ser usados inclusive em lojas virtuais (Internet). Os cartões não são dinheiro real, simplesmente registram o pagamento do consumidor. É, portanto, uma forma imediata de crédito. Algumas administradoras oferecem serviços ao cliente financiamento, seguros, saques em estabelecimentos bancários ou comerciais e uma das principais modalidades, é o parcelamento, esses serviços são prestados por empresas vinculadas contratualmente à rede credenciadas.
O número de brasileiros que usam o cartão de crédito aumentou 500% em 10 anos. Segundo a associação Brasileira das Empresas de Cartões de Créditos e Serviços, eram 11,2 milhões de pessoas em 1994. Em 2004, esse número saltou para 52,5 milhões.
Pois já se tornou um hábito comum dos consumidores brasileiros nas transações comerciais. Pode-se claramente observar, que os cartões, além de serem utilizados entre a população, também são objetos usados de negociação de um número representativo de empresas no país.

Dentre os benefícios em se usar um cartão de crédito podemos citar:

  1. Compre já e pague depois: você pode usar seu cartão de crédito como dinheiro vivo, para posteriormente reembolsar a administradora, através de uma fatura única.
  2. Conveniência e segurança de pagamento: você não precisa carregar um talão de cheques volumoso nem grandes quantias em dinheiro quando sair para fazer compras.
  3. Grande aceitação comercial: os cartões de crédito são mais aceitos do que os cheques - mesmo quando você viaja - e permitem fazer compras pela Internet ou telefone.
  4. Processo de pagamento fácil e rápido: não há papéis para preencher e geralmente não há necessidade de apresentar identidade ou outra informação pessoal ao vendedor. Basta assinar o recibo impresso na hora da compra ou ainda digitar sua senha no caso de cartões com chip.
  5. Serviços de valor agregado para portadores de cartões: a reposição de bagagens caso elas se percam ou sejam roubadas, vantagens adicionais como seguro de vida, seguro para carro alugado, entre outros. Consulte seu banco emissor para saber mais detalhes.
  6. Quem utiliza o cartão de crédito deve pagar uma certa quantia em um certo tempo para que possa continuar usufruindo os benefícios do cartão.
  7. Você poderá cancelá-lo assim que não precisar mais dele, para não pagar anuidade desnecessariamente.

Todo o cartão de crédito tem um prazo de validade, mas o banco pode bloqueá-lo caso você não pague como combinado. O pagamento da compra obedece ao critério estabelecido pela instituição que oferece o parcelamento em 2 ou três vezes sem juros ou no crédito rotativo (que não estabelece parcelas fixas), mas obriga o consumidor a quitar integralmente o valor da compra, caso não queira pagar juros.

Os cartões não representam dinheiro real: simplesmente registram a intenção de pagamento do consumidor. Cedo ou tarde a despesa terá de ser paga, em espécie ou em cheque. É, portanto, uma forma imediata de crédito.

Deixar um comentário: